19 Comentários

Muito bom mesmo vê-la de volta Monica!

Expand full comment

Ela voltou!

Voltou sem nunca deixar de permanecer, para mim, como referência de seriedade, competência e inteligência.

Ela voltou, e isso é bom.

Sigamos.

Expand full comment
set 11Gostado por Monica De Bolle

Feliz com sua volta! :-)

Monica, vi seu comentário também lá no azulão sobre a referência às candidatas, e concordo, mas aqui no Brasil, estranhamente chamamos as candidatas pelo primeiro nome, Dilma, Tabata, Marina, Marielle, Anielle, Sâmia, Manuela, Marta, quando muito o nome completo; Simone Tebet, Luiza Erundina, Benedita da Silva... A que se deve essa "intimidade" na sua opinião, traço cultural, machismo, ou falta de respeito mesmo conforme você falou? Me peguei pensando nisso.

Expand full comment
author

É verdade, Vera querida. Acho que, no nosso caso, é uma mistura de tudo o que você cita como possibilidade.

Expand full comment
set 10Gostado por Monica De Bolle

Que bom que você está de volta! Desde que comecei a te acompanhar, aprendi muito e a partir disso foi me batendo curiosidade sobre diversos assuntos, dos quais fui aprendendo a filtrar melhor as informações entre tantas coisas rasas e mentirosas espalhadas pela internet.

Expand full comment
set 10·editado set 10

Que bom que vc voltou Monica. É sempre bom te ouvir .

Expand full comment

Estamos doentes....é exaustivo.

Expand full comment

Que bom ter o seu retorno, Monica!

Primeiro, um pedido: o que você escrever no bluesky, por favor replique aqui no substack. Não sei se eu sou o único ser vivente que não frequenta tweeter, instagram, facebook e quetais, então considere o pedido mesmo que seja só pra mim.

Quanto ao Banco Central, as queimadas, a inflação e os juros, penso que você tem como ampliar a análise trazendo a influência dos rentistas, defensores dos seus interesses particulares (e não do país) na manipulação das falácias que você citou. Há que considerar que a diminuição da oferta de alimentos implica, de um lado, na menor exportação, e de outro, na eventual necessidade de importar alimentos, ambos movimentos potencialmente inflacionários ao exigir a busca de dinheiro, tanto por parte do governo quanto de particulares, com a "pressão" para aumento dos juros e maiores ganhos pelos mercadores de dinheiro.

Uma boa semana pra todos!

Expand full comment
set 10Gostado por Monica De Bolle

Bom você voltar, o que eu tenho visto, e não entendo, é que os juros vão aumentar porque o PIB está crescendo. Se você puder comentar seria ótimo

Expand full comment

Monica, uma solução seria importar proteína, arroz, feijão, milho, açúcar no mercado externo. Temos reservas , mas o câmbio não está favorável e eu não sei se o mercado externo tem estoque suficiente para vender. Zerar o imposto de importação seria uma opção. Como sair desta armadilha? O governo poderia decretar emergência climática, como Miriam propôs no Bom Dia Brasil.

Expand full comment

Um estoque regulador poderia ajudar no controle de preço dos alimentos. Infelizmente o estoque regulador é insuficiente.

Expand full comment

Essas medidas são conjunturais. Precisamos de medidas estruturais que diminuam a emissão de carbono e encaremos de frente a mudança climática. A economia verde pode ser uma saída.

Expand full comment

Estamos precisando de LUZ! Feliz com seu retorno!

Expand full comment

Fico feliz com um artigo por semana, Monica!

Expand full comment
author

Obrigada pelo seu apoio, Helena! Você faz parte de um grupo de pessoas especial pra mim.

Expand full comment
author

Obrigada por não terem abandonado a Newsletter!

Expand full comment

Não abandonarei a Newsletter, pois aprendo a refletir.

Expand full comment